Agora vamos falar de música. Antes de mais nada, a gente lembra que está em uma cidade. Além disso, que há, aqui, um local próprio para isso. Para melhorar este lugar, foi feita a aplicação de Insulfilm na Cidade da Música. Isso deu muito mais valor a este palco. Neste sentido, o bom som ganhou um forte aliado. Ou seja, além de ser um ponto cultural pelo som, ficou ainda muito mais bonito. Bem como ganhou todos os benefícios que o Insulfilm pode dar a um lugar tão especial quanto este Monte Olimpo da música em nosso município.
Um Local mais Bonito no Caminho
Sempre que a gente passa perto do Terminal do Alvorada, lembra que ali perto tem a Cidade da Música. Igualmente quando vamos ao Bosque da Barra, também se passa por ele. E não dá para deixar de notar que foi feita a aplicação de Insulfilm na Cidade da Música. Afinal, isso trouxe um toque de beleza a mais para algo que pode parecer, por fora, apenas cimento e vidro. Logo, para o carioca ou para quem visita a região, há uma atração a mais para se notar. Acima de tudo, após este detalhe, temos uma nova mais afinada no visual do Grande Memorial do som na Barra. Nesse sentido, o bom gosto também vai até os olhos.
Um pouco de História
De antemão, vamos lembrar que o projeto é de autoria de um francês. Desde de que Christian fez o projeto, já tinha em mente que algo muito mais que bonito tinha que ter por ali. Definitivamente, ele fez um centro de cultura que preencheu um vazio no coração da Barra. Como resultado, um local fácil de achar e de se chegar subiu do zero. Em seguida, passou a ser um ponto de referência na região. Antes que tudo viesse a tona, em 2002 ele mostrou sua ideia ao então prefeito Cesar Maia. Pouco depois, em 2008, teve uma primeira inauguração. No entanto, só ficou pronto mesmo em 2013, quando abriu oficialmente para todo o povo.
A necessidade da aplicação de Insulfilm na Cidade da Música
Primeiramente, não havia a ideia de aplicação de Insulfilm na Cidade da Música. Desse modo, as áreas que davam para o sol estavam sempre expostas a seus raios. Contudo, com isso não dava para deixar certas coisas em qualquer lugar da grande área interna. Bem como a visão, quando de frente para o sol, também não era nada boa. Todavia, por alguns anos não se pensou, na prática, em fazer isso. Mas o tempo nos ajuda a pensar melhor em cada coisa. Assim sendo, quem passa por ali, hoje em dia, vê uma coisa muito mais linda que antes. Além disso, para quem entra, muito mais conforto nos dias de sol quente.
Da mesma forma que o Insulfilm deixou o lugar mais bonito, também há outras grandes vantagens a se notar. Uma delas é que o local, com grandes partes de concreto à vista, ficou mais fresco no verão. Os raios nocivos do sol também não são mais um mal para objetos que fiquem nestas áreas. Logo, o sol deixou de ser um inimigo para ajudar a ver melhor cada item que pode ser exposto ali. Afinal, a Cidade da Música não é só para música, mas um grande Centro de Exposições e Cultural que o Rio ganhou. Como tal, tem que ser confortável, fresco, pois estamos no Rio, e bonito, pois fica na Cidade Maravilhosa.
Aprovação dos Músicos da aplicação de Insulfilm na Cidade da Música
Em contrapartida, nada disso pode ser dito sem que os “donos” do lugar aprovem. A aplicação de Insulfilm na Cidade da Música tinha que ter o de acordo de quem mais usa o local. Todas as vezes que a gente fala deste local, são eles que são as estrelas neste céu. Por esta razão, fomos ver qual a opinião de alguns que a gente conseguiu pegar de folga. E, logo de cara, um cara do violão deu sua versão. Segundo ele, antes não se podia deixar o case em qualquer lugar. O sol podia bater ali e desbotar. Além disso, pior ainda, podia deixar empenado seu grande amigo, o violão. Mas, com o filme ali no vidro, este risco caiu muito.
Em seguida, a gente viu um cara com um Saxofone. Para este a questão do case também ficou muito melhor. Agora ele tem mais espaço que pode usar lá dentro. E ainda pode aproveitar a vista da vidraça sem ter que deixar seu instrumento longe da vista. Além disso, este nos disse que deu uma olhada pelo lado de fora e achou que combina muito mais com um local de grandes eventos. Afinal, o Insulfilm deu um ar de requinte que faltava ao monumento. Afinal, a música que se toca ali é de alto nível. São concertos de música de nível histórico e mundial.